São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União libera R$ 48 milhões para vítimas da seca no NE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Integração Nacional anunciou ontem o repasse de R$ 48 milhões à Operação Pipa, que distribui água em 397 municípios do Nordeste. A medida provisória que autoriza a liberação dos recursos à Secretaria Nacional de Defesa Civil deve ser publicada hoje do "Diário Oficial" da União.
A Folha noticiou ontem que o Exército suspendeu o abastecimento às vitimas da seca em oito Estados (CE, BA, MG, PE, PI, PB, RN e TO) que já tiveram decretada situação de emergência.
O secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, nega que tenha havido suspensão. "O que houve foi um aumento dos municípios com sede, além das projeções do ministério. O carro-pipa pode não ter circulado por alguns dias, mas as cisternas [reservatórios] estavam cheias."
Segundo ele, com a publicação da MP, o repasse da secretaria para o Exército é automático e o serviço volta à normalidade em, "no máximo, 48 horas". A projeção do governo para este ano era de atender a 280 localidades afetadas pela seca. Outros 107 municípios, no entanto, precisaram recorrer à operação no início do ano, quando começou o período de estiagem.
Em janeiro, o programa coordenado pelo Exército foi suspenso por dez dias, também sob o argumento de falta de recursos.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Agente morre com tiro em exibição de "Tropa de Elite"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.