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Interdições em pontes vão piorar trânsito
Cinco pontes terão bloqueio parcial por conta da construção da nova pista da marginal Tietê; lentidão deve aumentar 40%
Interdição será até 8 de fevereiro e nova pista deve ser concluída em março; governo nega que cronograma da obra siga o calendário eleitoral
CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
Os congestionamentos em
São Paulo devem aumentar em
até 40% entre novembro e dezembro, período de compras
natalinas, por causa das obras
da nova pista da marginal Tietê.
O motivo será a reforma de
cinco pontes sobre a via. Na terça, o trânsito já começa a complicar por causa da interdição
parcial de três delas na noite
anterior: Freguesia do Ó, Casa
Verde e Vila Maria.
A ponte do Limão terá interdição parcial a partir do dia 1º
de novembro. A das Bandeiras,
a partir do dia 7 de novembro.
A reforma das pontes, necessária para que a nova pista caiba sob elas, se estenderá até 8
de fevereiro do ano que vem.
Essas são as intervenções
que mais interferirão no trânsito da marginal e da cidade. Os
transtornos, porém, começaram com as obras da nova pista,
iniciadas em junho. A lentidão
na marginal em setembro deste
ano, por exemplo, foi 25%
maior do que a registrada no
mesmo mês de 2008.
A prefeitura informou que
fará uma campanha publicitária em rádio e TV a fim de alertar e orientar os motoristas a
respeito de rotas alternativas.
A nova pista da marginal,
com 15 km de extensão em cada
lado do rio, deverá ser entregue
no fim de março de 2010, a poucos dias do prazo legal para que
o governador José Serra
(PSDB) se descompatibilize do
cargo a fim de disputar as eleições presidenciais.
Tanto Paulo Vieira de Souza,
diretor de engenharia da Dersa,
responsável pela construção da
nova pista, quanto Alexandre
de Moraes, secretário municipal de Transportes, parceiro no
projeto, negam que o cronograma da obra siga o calendário
eleitoral.
O secretário de Transportes
afirma que, se a intervenção
nas pontes fosse mais gradual,
num espaço de tempo maior,
ainda sim o impacto no trânsito
seria grande -aumento de cerca de 35% nos índices de lentidão. Moraes também afirma
que optou-se por concentrar as
obras, mesmo atingindo um período crítico como o natalino,
porque, depois, as chuvas de fevereiro e março atrapalhariam
ainda mais.
A nova pista deve aumentar
em 35% a velocidade média na
marginal. A ocupação será de
80%, o que evitará, dizem, os
congestionamentos. Toda a
obra custará R$ 1,3 bilhão.
Na sexta, dois trechos da nova pista, sentido Ayrton Senna-Castello Branco, serão liberados para tráfego. Um deles, de
2,2 km, fica entre a ponte da
Freguesia do Ó e a ponte da
CPTM. O outro, de 1,2 km, fica
entre a ponte do Tatuapé e a via
Dutra.
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