São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Nova York, motorista recebe dados por telefone

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de Nova York inaugurou na semana passada uma nova central de monitoramento de informações e imagens do tráfego. Entre os serviços prestados estão o de informações por telefone.
Em agosto, a CET inaugurou uma nova central de monitoramento das marginais e avenida dos Bandeirantes. As imagens das 20 novas câmeras são "coloridas e de alta qualidade, podem ser movimentadas aproximando ou afastando". Mas a central não é interligada ao serviço telefônico de informações.
No site do departamento de transportes da prefeitura de Nova York, além da lista de obras programadas que interferem no trânsito (separada por região da cidade), é possível ver imagens das principais vias, em tempo real, por meio de 98 das cerca de 500 câmeras da cidade. Destas, 22 são transmitidas em canal de TV aberta.
No Estado de São Paulo, há iniciativa semelhante a de Nova York: as imagens das cinco câmeras que monitoram o trânsito da Praia Grande podem ser acompanhadas no site da prefeitura, em tempo real.
Já a capital paulista possui 290 câmeras (cerca de 80% carente de troca ou reparo), mas as imagens são cedidas apenas a sites e canais de TV privados, segundo a própria companhia.
A CET afirma que conta com as rádios privadas para fornecer informações em tempo real, e que usa ferramentas como e-mails e "faixas estrategicamente colocadas" informando rotas alternativas. Também há o site "Trânsito Agora", que mostra o número de quilômetros de congestionamento na cidade. (RS)


Texto Anterior: Marginais: 70% dos painéis nas marginais estão desligados
Próximo Texto: Lotados, ônibus, metrô e trem batem recorde de usuários em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.