São Paulo, terça-feira, 17 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRADAS

Pista será liberada para o motorista a partir de amanhã, quando passam a valer os novos valores do pedágio

Alckmin inaugura hoje nova Imigrantes

DAGUITO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugura hoje uma das maiores promessas de campanha de seu antecessor, o governador Mário Covas (PSDB), morto em 2001. A nova pista da rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada Santista, será aberta ao motorista amanhã com a promessa de aliviar o tráfego em dias de grande movimento. Também a partir de amanhã, passam a valer as novas tarifas do pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes.
"As pessoas vão ter uma surpresa com a diferença após a incorporação da nova pista", disse Irineu Meireles, diretor-presidente da Ecovias, empresa que administra o sistema e que bancou a obra. De acordo com a empresa, a capacidade deve saltar de 8.500 veículos/hora para 14 mil/hora.
A nova estrada, que será chamada de pista sul, custou cerca de US$ 300 milhões e estava prevista no contrato de concessão de 1998 para ser inaugurada em meados de 2003, mas foi antecipada.
Ela será usada preferencialmente para descida, mas poderá ter seu sentido invertido em dias de grande movimento.
O sistema Anchieta-Imigrantes tem sete faixas de tráfego e, em feriados e férias, chega a operar no sistema 5 x 2. Com mais três pistas a partir de amanhã, a operação padrão será de 5 x 5, mas já no próximo dia 27 a 7 x 3 poderá ser acionada devido ao Réveillon.
A nova pista tem 23 quilômetros de extensão, nove viadutos e três túneis, incluindo os dois maiores rodoviários do país -com 3.146 metros e 3.006 metros. A velocidade máxima permitida será de 80 km/h, controlada por um radar móvel a cada 3,5 km. Caminhões e veículos com produtos perigosos não poderão trafegar. Os motoristas deverão manter os faróis sempre acesos.
Das 7h às 16h de hoje, as duas pistas da Imigrantes estarão bloqueadas na altura do km 40 para a festa de inauguração. O motorista que vai do litoral para a capital poderá subir pela pista velha da Imigrantes, mas na altura do km 42 será desviado para a Anchieta.


Texto Anterior: Transporte: Estação da Luz deve reabrir na próxima sexta-feira
Próximo Texto: Urbanismo: Reforma serviu para ajudá-los a ganhar novo ofício
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.