UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNE afirma ser contra proposta de contribuição

DA REPORTAGEM LOCAL

A proposta de que os ex-alunos de universidades públicas paguem uma contribuição para ajudar a financiar o ensino superior não resolverá os problemas do sistema e é injusta por sobretaxar os estudantes, na opinião da UNE (União Nacional dos Estudantes).
"A questão da falta de verbas é realidade nas universidades, mas existe porque os gastos previstos no Orçamento com educação superior são insuficientes. Os estudantes já pagam impostos e, dessa forma, bancam a universidade", diz Gustavo Peta, presidente da UNE.
Para ele, os ex-alunos devem dar retorno ao país com compromisso social e inserção no desenvolvimento nacional. "Queremos, sim, reforma da universidade, com mais vagas nos cursos noturnos, cotas para negros e estudantes da rede pública."
Ele diz que a entidade deve soltar nota de repúdio à PEC e fazer protestos contra ela.
Já a ex-presidente do Inep Maria Helena Guimarães de Castro considera "razoável" a proposta. "Já defendemos isso, o PT é que era contra."


Texto Anterior: Ensino superior: Cobrança para ex-aluno chega ao Congresso
Próximo Texto: MP do governo substitui o Provão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.