São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp deve ter questão de inglês anulada

Professores afirmam que não há resposta correta na pergunta 76; prova do primeiro dia foi considerada fácil

FERNANDA CALGARO
MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de conhecimentos gerais do primeiro dia do vestibular da Unesp, considerada fácil pelos professores ouvidos pela Folha, apresentou problema numa questão de inglês, que não teria resposta correta.
A Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) informou ontem à noite que a banca examinadora analisa se irá anular a questão e que, em breve, anunciará a decisão.
O gabarito da pergunta 76 trazia a alternativa "D" (run, needed, wanted) como certa. "Em vez de "run", deveria estar "ran", no passado", afirma Alahkin de Barros Filho, professor de inglês do Etapa. Sirlene Aparecida Aarão, do Anglo, concorda: "Não é nem o caso de discussão. A questão simplesmente não tem resposta."
O exame trazia 84 testes de sete disciplinas (matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira- inglês ou francês).
"As questões foram sobre assuntos clássicos. Por estarem mais elaboradas, exigiram um pouco mais de atenção, mas o nível de dificuldade praticamente não alterou", disse Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo.
Outros problemas apontados pelos professores, como erros de digitação, dão conta de uma possível falha de revisão da prova. Na questão 17, de biologia, a palavra "plasmolisadas" foi escrita com "z". Na prova de inglês, "flattery" (bajulação) foi grafada incorretamente como "flaterry" na questão 82 .
O índice de abstenção no primeiro dia foi de 21,3% -parecido com o do ano passado, quando 21,1% dos inscritos faltaram. Das 30 cidades onde a prova foi aplicada, Registro teve o maior percentual de ausentes: 39,2%. O candidato que faltar num dos dias de prova está automaticamente desclassificado. Mais de 91 mil se inscreveram para disputar 6.244 vagas.
O vestibular da Unesp é realizado numa única fase em três dias. Hoje acontece a prova de conhecimentos específicos, com 25 questões discursivas. Quem concorre a uma carreira na área de ciências biológicas terá de responder a perguntas de biologia (10 questões), química (6), física (5) e matemática (4). No caso do candidato a um curso de exatas, a divisão é a seguinte: matemática (10), física (9) e química (6). Para a carreira de humanidades são cobradas: história (10), geografia (9) e língua portuguesa (6).
Amanhã, último e terceiro dia de provas, haverá dez questões discursivas de língua portuguesa e uma redação.





Texto Anterior: Minas Gerais: Queda de monomotor mata duas pessoas em Juiz de Fora
Próximo Texto: Cresce a reprovação ao governo Kassab
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.