São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Vistos para os EUA passam a valer por 10 anos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A validade do visto para entrada nos EUA e para os americanos que vierem ao Brasil foi estendida pela Câmara de cinco para dez anos. Para entrar em vigor, a mudança ainda tem que ser votada pelo Senado.
O projeto, aprovado ontem pelos deputados, trata tanto de vistos de turismo quanto de negócios. Diz também que o Brasil passa a isentar os cidadãos dos EUA da exigência de que esses vistos com validade estendida sejam usados para a primeira entrada dentro de um prazo de 90 dias da emissão (exigência que já não existe nos vistos concedidos pelos EUA).
Também prevê, das duas partes, a isenção de quase todas as taxas de emissão de visto de turismo, negócios, estudo e intercâmbio -exceções são a taxa de solicitação cobrada pelos EUA e a correspondente taxa de reciprocidade cobrada pelo Brasil.
"Entendo que o acordo simplifica bastante o procedimento de viagens dos cidadãos de ambos os países, representando mais uma aproximação na longa história de boas relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA", disse o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça.


Texto Anterior: Justiça: Juíza libera obra polêmica no centro do Rio
Próximo Texto: SP desiste de cortar Cantareira com Rodoanel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.