São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos sobem no Norte e no Nordeste

DA AGÊNCIA FOLHA

Nas regiões Norte e Nordeste, ao contrário do registrado no resto do país, os casos de gripe suína aumentaram a partir de novembro.
A situação mais preocupante é a do Rio Grande do Norte, onde ocorreram nove mortes no último mês. Até então, o Estado havia registrado apenas um óbito causado pela doença, em agosto. Os casos confirmados são 80.
A preocupação é tanta que o Conselho Estadual de Saúde chegou a recomendar, na semana retrasada, o cancelamento do Carnatal, um Carnaval fora de época na capital potiguar, para evitar a expansão da doença.
No vizinho Ceará, o número de ocorrências também aumentou nas últimas semanas, mas não houve nenhuma morte até agora. A confirmação da doença em sete crianças de Fortaleza, na semana passada, levou o governo estadual a reforçar medidas de prevenção.
A gripe também preocupa os Estados do Amazonas e do Tocantins, onde se espera que a estação de chuvas, que deve começar neste mês, aumente o número de registros.
No Amazonas, dez pessoas já morreram por causa da doença e 183 casos foram confirmados. O Estado chegou a antecipar o começo das férias escolares para 30 de novembro como forma de prevenir a gripe.
Já no Tocantins, foram 75 casos confirmados e três óbitos até agora.
A gripe suína já causou 1.632 mortes no país -90% delas no Sul e no Sudeste, segundo dados do Ministério da Saúde.


Texto Anterior: Só uma aluna vai às aulas em escola de Araraquara
Próximo Texto: Faculdade afasta jovens suspeitos de racismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.