São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Centro da USP faz passeio sobre vida marinha
Animais marinhos desconhecidos porque não parecem bichos ou porque estão no fundo do mar e só podem ser vistos por mergulhadores. É o que as pessoas poderão ver até o dia 22 de fevereiro no Cebimar (Centro de Biologia Marinha da USP), em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
O centro, voltado para pesquisas na área de biologia marinha, abriu nas férias um programa de visitas monitoradas às suas dependências. O passeio é gratuito.
Segundo a professora Valéria Flora Hadel, uma das coordenadoras do programa, os monitores do centro acompanham os visitantes às praias e aos costões rochosos próximos ao local.
Os visitantes também terão acesso aos aquários e aos tanques com animais vivos em exposição. Durante os passeios, o monitor abordará temas como ecossistemas marinhos e organismos que vivem nos mares.
"O objetivo é conhecer organismos marinhos com os quais elas se deparam a vida toda na praia e nem sabem que são seres vivos", diz Hadel. Pepinos-do-mar, estrelas-do-mar, bolachas-da-praia são alguns dos animais marinhos, chamados de equinodermos. Os visitantes conhecerão o modo de vida desses animais, sua alimentação e poderão, inclusive, tocá-los.
Hadel afirma que o objetivo do programa é compartilhar o conhecimento com os interessados em aprender mais sobre o mar.
Os passeios do centro serão organizados até o dia 22 de fevereiro, de quinta a domingo, das 14h às 17h. O Cebimar fica na rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5, São Sebastião (SP), a 5 km do centro de São Sebastião, próximo à praia de Baraqueçaba. (CLÁUDIA COLLUCCI)

Mais informações pelo tel. 0/xx/12/ 3862-7149, e-mail cebimar@edu.usp.br ou no site www.usp.br/cebimar. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Chuva: Sobe para 11 o número de mortos no Rio
Próximo Texto: Saúde: "Diabetes 2" é vilã para jovens obesos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.