São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO CHUVOSO

Estrada é fechada em Goiás; água invade casas em Minas Gerais, na Baixada Santista e em Ubatuba

Chuva mata 4 e desaloja 1.145 no país

DA AGÊNCIA FOLHA

A chuva provocou a morte de quatro pessoas e deixou pelo menos 1.145 pessoas desalojadas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Em Caldas Novas (GO), uma cratera aberta no km 57 da rodovia GO-213 deixou pelo menos três pessoas mortas e uma ferida na madrugada de ontem. Dois carros caíram no buraco, que tem 30 metros de extensão e cerca de dez metros de profundidade.
Uma das vítimas foi o cabo do Corpo de Bombeiros Valdir Martins Pereira, 33. Ele ia dar apoio a um serviço de resgate. Pereira era casado e tinha uma filha.
Em Timóteo (MG), um muro que sustentava uma escadaria pública cedeu e atingiu a casa de Germana Bonifácio, 62, que estava sozinha no local e morreu.
Em Raposos (região metropolitana de Belo Horizonte), o ribeirão do Prata transbordou na manhã de ontem e inundou cerca de 350 casas. Segundo a prefeitura, mil pessoas ficaram desabrigadas. O prefeito Cléber Cote (PDT) decretou estado de emergência.
As chuvas, que começaram no fim de semana, também causaram estragos em cidades do Vale do Rio Doce, leste de Minas. Em Mesquita, uma casa desabou e 60 foram alagadas. A estrada que dá acesso a Joanésia foi bloqueada após queda de barreira, sendo liberada anteontem à tarde.

Litoral de SP
O temporal que atingiu a Baixada Santista na noite de anteontem provocou 14 deslizamentos no Guarujá (SP). A Defesa Civil removeu 45 pessoas de suas casas.
A chuva causou queda de árvores e muros. Houve deslizamentos nos morros da Vila Baiana, do Engenho e do Vale da Morte e nos bairros Vila Edna e Cachoeira.
A estrutura metálica de um supermercado se desprendeu e o local foi interditado no Cachoeira.
Em Santos, também houve um deslizamento, que atingiu uma casa e comprometeu sua estrutura, no Monte Cabrão. A cidade está em estado de alerta.
Em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, cerca de cem pessoas ficaram desabrigadas após duas horas de chuva forte durante a madrugada. As famílias foram levadas a um ginásio de esportes.
Dois dos principais rios que cortam a cidade -Tavarez e Acaraú- transbordaram e alagaram dezenas de ruas e casas em pelo menos cinco bairros, inclusive da região central. Os mais atingidos foram Botafogo, Jardim Sumaré, Itaguá e Praia Grande.
A chuva provocou ainda deslizamentos de terra que interditaram a rodovia Rio-Santos em três pontos próximos às praias do Félix, de Picinguaba e de Ubatumirim. O tráfego já foi liberado.


Texto Anterior: Há 50 anos: Orçamento dos EUA prevê arma atômica
Próximo Texto: Morre mais uma vítima no ABC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.