São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comerciante usa câmera para vigiar nível de rio em MG

FÁBIO FREITAS
DE SÃO PAULO

Para monitorar o nível do rio Sapucaí e ajudar a alertar a população sobre possíveis enchentes, o comerciante Paulo Mohallem, de Itajubá (sul de Minas), instalou uma câmera que capta imagens do rio 24 horas por dia, e as disponibiliza pela internet.
O equipamento fica num local alto, no prédio da Rádio Panorama, e de minuto em minuto envia uma nova foto para o site www.amineira.com.br/nivelrio.php.
Mohallem diz que instalou a câmera após uma grande enchente do início de 2000. Ele investiu R$ 4.000 no início e gasta R$ 300 mensais de manutenção.
Em época chuvosa, o site registra picos de 30 mil visitas por dia. Enquanto trabalha, o farmacêutico itajubense Daniel Alam mantém o site aberto.
"Quando há enchente, a água sobe rápido e atinge muito o comércio. Na minha loja, chega a 1,80 m. A última não chegou a 10 cm, mas o medo é grande."
No dia 12, a chuva elevou o nível do ribeirão do José Pereira, alagando o bairro BPS, com meio metro de água. Foi a única enchente neste verão, diz a Defesa Civil.
Mohallem negocia uma parceira com a Prefeitura de Itajubá para melhorar a iluminação e instalar mais câmeras ao longo do rio.


Texto Anterior: Enchente isola comunidade quilombola em MG
Próximo Texto: Aluno vê dado de concorrente no Sisu
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.