São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mais um presidente do Inep decide deixar o cargo

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

O presidente do Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), Joaquim José Soares Neto, vai deixar o cargo nos próximos dias.
O órgão é responsável pela aplicação do Enem, exame nacional que, sob a direção de Neto, teve problemas com impressão de provas, erros no cabeçalho, suspeita de vazamento, entre outros.
Segundo a Folha apurou, Neto já havia pedido ao ministro Fernando Haddad (Educação) para sair antes das últimas dificuldades com o Sisu -sistema sob gestão direta do MEC que seleciona universitários via Enem.
A Folha apurou também que a atual reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio), Malvina Tania Tuttman, foi convidada pelo ministro para assumir o Inep, mas ainda não respondeu.
Tuttman é pedagoga, pesquisou currículo escolar no mestrado (PUC-Rio) e compromisso social da universidade no doutorado (Universidade Federal Fluminense).

HISTÓRICO
O próximo presidente do Inep será o terceiro a ocupar o posto em um prazo de pouco mais de um ano. Professor da UnB, Neto assumiu o cargo em dezembro de 2009, depois da saída de Reynaldo Fernandes, docente da USP.
Ao deixar a presidência, Fernandes disse que saía para evitar desgaste maior ao órgão após vazamento e adiamento do Enem 2009.
O exame foi reformulado por Haddad na tentativa de substituir o sistema de vestibulares. Houve, porém, dificuldade na execução da nova logística da prova.
Neto foi escolhido pela experiência com exames, pois presidia a Cespe, centro da UnB responsável por concursos públicos e vestibulares.
Mesmo assim, houve problemas com o Enem em 2010: dados dos estudantes vazaram; uma versão da prova teve erro de impressão, o que forçou a reaplicação a parte dos candidatos; cabeçalhos do gabarito estavam invertidos; e há investigação de vazamento do tema da redação.


Texto Anterior: Aluno vê dado de concorrente no Sisu
Próximo Texto: Presidentes do Inep na gestão Lula-Dilma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.