São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOSÉ MAURÍCIO DE ANDRADE (1913-2011)

Político apaixonado pelo campo

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Enquanto os dois irmãos optaram pela engenharia, José Maurício de Andrade cursou direito e foi ser político, seguindo o exemplo do pai.
Os irmãos, Gabriel e Roberto, criaram em 1948, com um sócio, a Andrade Gutierrez, para fazer pequenos serviços de urbanização em Belo Horizonte. Já Maurício filiou-se ao PSD e elegeu-se deputado estadual por duas vezes e federal por outras três.
Sua carreira como político foi marcada pela proximidade com Juscelino Kubitschek, mineiro como ele, mas de Diamantina. Maurício era natural da cidade de Lavras.
Nos anos 50, quando JK comandou o Estado de Minas, Maurício, além de ter trabalhado pela eleição do amigo, foi líder do governo na Assembleia Legislativa.
De 1955 a 1969, ele foi deputado federal. Segundo a família, o político foi um dos que brigou para trazer a fábrica da Mercedes-Benz ao Brasil, ainda nos anos 50.
Suas duas grandes paixões na vida eram a política e a vida no campo. Depois de abandonar a primeira, durante o governo militar, ele passou a se dedicar à fazenda que tinha em Minas Gerais.
Num município próximo, chamado Arcos, hoje com 36.582 habitantes, sua mulher, Hilda, candidatou-se à prefeitura e se elegeu duas vezes. Em 1997, no segundo mandato, ela se tornou a prefeita eleita mais idosa do país -tinha, à época, 82 anos.
Levar a PUC para a cidade, em 1999, foi uma conquista de seu governo, diz a família.
Viúvo há pouco mais de dois anos, ele morreu na quinta, aos 97, após uma parada cardíaca. Deixa três filhos, sete netos e 12 bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: USP já admite usar Enem em sua 2ª fase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.