São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice de principais crimes cai no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio informou ontem que nove dos dez principais índices de criminalidade apresentaram queda no mês de janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado.
No entanto, comparando com o mês de dezembro de 2003, houve um expressivo aumento no número de roubos de veículos (65%), além de crescimento nos casos de homicídios (4,5%) e de roubos a coletivos (13,2%). Comparando ainda dezembro de 2003 com janeiro de 2004, houve redução em seis dos dez índices.
O número de pessoas mortas em confrontos com a polícia, que não entra no cálculo dos principais crimes, teve aumento em janeiro em relação a dezembro. No mês passado, a polícia matou 77 pessoas. Em dezembro, foram 71, um crescimento de 8,5%.
Segundo a Secretaria de Segurança, o número de homicídios caiu 1,8% em janeiro em relação ao mesmo período de 2003.
Outras reduções no mesmo período ocorreram nos casos de roubo a estabelecimento comercial (21,7%), roubo a coletivo (58,1%), roubo de carga (40,6%), latrocínio (40,6%), roubo e furto de veículos (14,6%), roubo de carga (40,6%), roubo a banco (80%) e roubo a transeunte (3%). Não houve registro, em janeiro, de extorsões mediante seqüestro.
O número de assaltos à residência se manteve o mesmo (165), de acordo com a secretaria.
A divulgação das estatísticas de criminalidade em janeiro ocorreu quase duas semanas depois de a Secretaria de Segurança ter publicado nos principais jornais do Rio um anúncio em que exaltou um suposto sucesso da pasta no combate a violência no Estado. A propaganda exibiu o retrato de oito traficantes que foram presos ou mortos no Rio em janeiro.
Após a divulgação do anúncio, vários episódios de violência ocorreram no Rio, como a fuga de 59 presos da carceragem da Polinter, duas chacinas, intensos tiroteios na favela da Rocinha e o ataque ao microônibus da Polícia Militar. (MARIO HUGO MONKEN)


Texto Anterior: Promotor faz denúncia por morte de dentista
Próximo Texto: As bolsas ou a vida: Três mulheres roubam loja da grife Victor Hugo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.