São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de sono pode provocar problemas; o mínimo necessário são 90 minutos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem já viu alguém dormindo encostado no trio elétrico ou nas caixas de som teve certeza de que o sujeito tinha exagerado na bebida. Mas, segundo o neurologista especialista em sono Oscar Bacelar, isso pode ser falta de cama.
O sono é muito adaptável, mas no terceiro dia sem dormir a situação se torna "insustentável". "Chega uma hora em que o cérebro diz "tem que dormir". A partir do terceiro dia você dorme onde estiver."
Um adulto precisa dormir em média sete horas e meia. Caso a pessoa esteja disposta a viver uma "maratona carnavalesca", o médico dá uma dica: dormir no mínimo 90 minutos ou múltiplos de 90. Isso porque o sono é composto por cinco ciclos de 90 minutos. Com isso, preserva-se um ciclo.
Cada uma dessas etapas, por sua vez, é formada por cinco fases: sonolência (fase 1), transição (fase 2), sono profundo (3 e 4) e sono do sonho (fase 5).
Bacelar ressalta que essa estratégia não é uma opção saudável. A falta de sono afeta funções do cérebro como memória, libido e estado de alerta. A pessoa pode sentir ainda mal-estar, dor de cabeça e enjôo.
"É pouco inteligente pular 21 horas porque, quando estiver acordada, a pessoa não vai estar no seu melhor. Durma adequadamente e ainda vai ter muito Carnaval para aproveitar", diz.


Texto Anterior: Passei por isso: Eu emagreço três quilos por Carnaval
Próximo Texto: Plantão Médico: Evento reúne cardiologistas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.