São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Empresas de SP serão "convidadas" a usar geradores

DE SÃO PAULO

A pouca "flexibilidade" do sistema de geração e transmissão de energia elétrica e o risco iminente de apagões fizeram com que o governo do Estado de São Paulo recorresse ao auxílio do setor privado.
Como a Folha revelou no último domingo, o Estado vai propor aos maiores consumidores, como empreendimentos comerciais e residenciais, que passem a utilizar seus geradores durante os horários de pico.
O objetivo é que fiquem fora do sistema nesses horários para diminuir a demanda e os riscos de apagões.
O risco de colapso no abastecimento de energia elétrica em São Paulo também é conhecido há pelo menos três anos.
Em 2008, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) -órgão responsável por gerenciar da geração à distribuição no país- apontou que era necessária a construção de 14 obras emergenciais na área de transmissão no Estado.
Na próxima semana, a proposta do secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, será apresentada a empresários de diversos setores em um simpósio.
A proposta é vista pelo governo do Estado como uma saída para evitar um colapso do sistema. No entanto, não se tornará uma medida obrigatória.


Texto Anterior: Trazer luz de longe é arriscado, diz engenheiro
Próximo Texto: Barbara Gancia: Berlusconismo em comum
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.