São Paulo, sábado, 18 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ
A embarcação transportava 1.920 toneladas do produto
Vazamento da balsa afundada em rio foi de 220 litros de óleo

da Agência Folha, em Belém

Vazaram 220 litros de óleo BPF (derivado de petróleo usado em caldeiras) da balsa Miss Rondônia, que afundou no dia 4 de fevereiro no rio Pará com 1.920 toneladas do produto.
A informação é de José Aires, integrante da Comissão de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo e indicado pelo Museu Emílio Goeldi para trabalhar na equipe que estuda o impacto ambiental do acidente.
A estimativa dos órgãos ambientais era que tinham vazado de 500 a 1.000 litros de BPF no dia 4 de março, durante a primeira tentativa de flutuação da balsa. O vazamento aconteceu por causa de uma rachadura na carcaça da bomba de sucção.
Segundo Aires, dos 220 litros, 140 foram recolhidos pelos mergulhadores que trabalharam no resgate e 80 se espalharam pelo rio. "É uma quantia insignificante num local como aquele."
O rio Pará tem 20 km de largura e sua profundidade varia de 4 a 30 metros. O cálculo da quantidade de litros que escaparam foi feito baseado no tamanho da rachadura na bomba e na vazão da mangueira utilizada na operação.

Multas
Mesmo com essas conclusões, os técnicos do Museu Emílio Goeldi irão recolher outras amostras de água e do solo da região para chegar à conclusão final do relatório.
Com a conclusão do estudo, a Sectam (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), que já autuou a Texaco pelo acidente, pode estipular o valor da multa, que varia de R$ 100 a R$ 10 mil.



Texto Anterior: Urbanismo: Bauhaus faz projeto para favela do Rio
Próximo Texto: Meio ambiente: Petróleo vaza de navio-tanque da Petrobras em São Sebastião
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.