São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para evitar demora, moradores decidem contratar profissional

DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação de Amigos do Jardim das Bandeiras, na zona oeste de São Paulo, resolveu chamar uma engenheira agrônoma por conta própria para avaliar as condições das árvores no bairro.
"Nem chegamos a pedir para a subprefeitura porque sabíamos que demorariam muito para fazer. E também sabemos que a subprefeitura sozinha não dá conta", diz a presidente da entidade, Lucila Lacreta.
Segundo ela, o estudo realizado -que mostra a existência de árvores doentes, com cupins e outras até mortas- será encaminhado para a prefeitura. Algumas das árvores com problemas ficam na praça Horácio Sabino -há eucaliptos cinqüentenários que estão doentes.
"Às vezes, chamamos umas cinco vezes para conseguir atendimento [em caso de pedidos individuais de podas]", diz.
De acordo com Lacreta, houve atendimentos que levaram mais de três meses para ocorrer -um dos mais demorados ocorreu com uma árvore localizada na rua Penalva.

Um ano
Já o arquiteto Peter Wulf, da Sociedade dos Moradores e Amigos do Sumaré, afirma que alguns pedidos levam mais de um ano para serem atendidos. É o caso de uma tipuana localizada na esquina da rua Duartina com a rua Catalão. "Ela está muito alta, é um perigo."
Segundo ele, quando o morador "liga no 156 eles te dão um prazo de 40 dias". "É uma incongruência entre o prometido e a realidade", diz.
De acordo com ele, recentemente caiu uma paineira na esquina da rua Duartina com a rua Dr. Paulo Viera. "A árvore atravessou a rua. Por sorte, não atingiu nenhum carro e ninguém se feriu."
Em 2005, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) concluiu um estudo nas subprefeituras Sé, Pinheiros, Vila Mariana, Santo Amaro e Lapa. O resultado apontou que 915 árvores apresentavam risco de queda nos próximos dois anos.


Texto Anterior: Higienópolis: Galho rompe cabo e bairro fica no escuro
Próximo Texto: Violência: Três morrem após briga por poda de árvore no Paraná
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.