São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WALDEMAR BAUAB (1928-2009)

Foi prefeito de Jaú e presidente do XV

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Waldemar Bauab, então prefeito de Jaú (SP), questionou Silvério, homem humilde que morava com a família exatamente onde a prefeitura planejava construir um lago: "Você confia em mim?".
Silvério confiou. Ganhou morada nova, e o mundaréu de água que encheu o lugar -e virou cartão-postal da cidade- acabou sendo chamado de lago do Silvério.
A família e os amigos dizem que Waldemar era do tipo carismático, de risada fácil, daqueles políticos que andam em carroceria de camionete. Das elites, até que não tinha tanto apoio, conta Ricardo Luiz Bagaiolo Contador, seu ex-secretário e ex-chefe de gabinete.
Formado em odontologia, exerceu por pouco tempo a profissão. Aos 21, já era vereador em Barra Bonita (SP).
Em Jaú, foi vereador, presidente da Câmara, prefeito por duas vezes (nos anos 70 e 90) e presidente do XV de Jaú, time da cidade. Chegou ainda a presidente interino da Federação Paulista de Futebol, nos anos 80. Até exercer o cargo, Jaú não tinha jogos à noite, como lembra Ricardo. "Foi ele quem levou iluminação ao estádio."
Segundo a filha Fernanda, seu pai foi o primeiro a levar um presidente à cidade: Geisel, na inauguração da rodoviária. Estava no PTB e presidia a Fundação Educacional Doutor Raul Bauab, que leva o nome de seu irmão e atende a 2.800 alunos.
Morreu sábado, 4, aos 80, de falência de órgãos. Teve cinco filhas e seis netos.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Instituto de Nutrição está cheio de sucata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.