São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE

Surto de malária atinge aldeia no PR


Um surto de malária atingiu 37 dos cerca de 540 índios da tribo avá-guarani que vivem na aldeia de Ocoí, em São Miguel do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Técnicos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e das secretarias estadual e municipal da Saúde trabalham há mais de um mês na reserva para conter a doença.
A malária na região é endêmica, segundo a chefe regional da Saúde estadual, Eliane Maria Pozzolo, mas o número de casos este ano ultrapassou a média histórica. Em 2001, foram registrados oito casos.
O pico do surto foi em abril, quando 22 novos casos foram constatados. Segundo Eliane, a doença "apresenta uma curva descendente" agora. A primeira contaminação teria ocorrido no Paraguai. "Os índios visitam aldeias irmãs no Paraguai e na Argentina." (DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA)

Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Telefonia: Estado prorroga cadastro de pré-pagos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.