São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Particulares têm maior relação de alunos por docentes

Já as universidades públicas do país chegam a ter casos de um professor para apenas dois alunos, o que pode indicar desperdício

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de terem menos professores em dedicação integral, os dados do Censo mostram que as universidades privadas brasileiras possuem, em média, maior relação de estudantes por docente.
Por outro lado, universidades públicas chegam a ter relação inferior a dez estudantes por professor -o que é visto por alguns pesquisadores como indício de desperdício de verba.
Entre as 20 com o maior proporção, 17 são privadas. A maior aparece na Uniban (49 alunos por docente). Já entre as 20 universidades com menor relação, 17 são públicas. A menor é a da Unifesp, com 2 para 1.
"Uma turma muito grande dificulta o ensino. O professor não sabe as dificuldades de cada estudante, não sabe o que eles estão lendo", afirma José Faro, diretor do Sinpro-SP (sindicato dos professores das escolas particulares).
Em contraste, "uma baixa proporção, com menos de 15 alunos por professor para cursos de graduação em instituições públicas, pode indicar necessidade de cuidados para melhor aplicação de recursos", afirma Marcos Massetto, professor da pós-graduação em Educação da PUC-SP.
Ele diz, porém, que há cursos fundamentais para o desenvolvimento das comunidades em que o Estado deve investir, mesmo sem retorno imediato.
Para Oscar Hipólito, do Instituto Lobo, os números da relação aluno/professor podem mascarar a realidade. Exemplo: uma universidade com uma média alta de alunos por professor pode ter seus docentes contratados com uma grande carga horária, o que não sobrecarregaria as turmas.
"Nossas salas são feitas para 60 alunos, o que é adequado", diz Eduardo Fonseca, da Uniban. "Nos preocupamos mais com a qualidade dos docentes do que com quantidade e 70% são mestres ou doutores."
Pró-reitor de graduação da Unifesp, Luiz Eugênio Mello afirma que os dados captam um momento (2006) que a universidade era mais voltada a cursos da área de saúde, "que, no mundo, todos possuem relação de alunos por professor mais alta". (AG e FT)


Texto Anterior: Aluna critica as cotas e entra pelo sistema universal
Próximo Texto: Centro Cultural São Paulo, no Paraíso, inaugura laboratório de restauração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.