São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Campanha reduz cárie em criança carente de SP

da Reportagem Local

Estudantes de odontologia da Unisa -Universidade de Santo Amaro- estão conseguindo baixar o índice de dentes cariados em crianças da periferia a níveis melhores que os pretendidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano 2000.
A OMS quer que o índice de CPO em crianças (dentes cariados, perdidos e obturados) seja inferior a três na virada do milênio.
As crianças de uma região de Santo Amaro (zona sudoeste) estão com índice de CPO igual a 2,03. A média nacional é de 6,65 dentes cariados e perdidos.
A queda nas cáries e perdas é resultado da Semana Piloto de Odontologia Preventiva, que vem sendo realizada desde 1975 por acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Unisa.
A 23º Semana POP -como é conhecido o mutirão dentário- começa nesta segunda-feira e vai até o dia 22, com cerca de mil estudantes . Mais de 12 mil crianças carentes das escolas de 1º grau da região são atendidas.
As crianças recebem um kit para escovar os dentes, revistas que ensinam cuidados básicos e passam por exame clínico. Para convencer os escolares, os universitários utilizam teatro, musicais e levam atores e jogadores de futebol.
Segundo Jacques Simon Cwikler, presidente da Semana POP, em 1978 o índice de CPO nas crianças da região era de 15,98. Em 1988, caiu para 7,15. E estaria agora em apenas 2,03.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.