São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

Brasil registrou 590 tremores em 10 anos

Porto dos Gaúchos (MT) é a cidade recordista em sismos no país, com 106 ocorrências em uma década

AFONSO BENITES
DA AGÊNCIA FOLHA

Nos últimos dez anos, 590 tremores de terra com intensidade superior a dois graus na escala Richter foram registrados no país. O município de Porto dos Gaúchos (736 km de Cuiabá, MT) é o recordista, com 106 registros no período.
Os dados são de um levantamento feito pelo Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília). O órgão só divulga tremores acima de dois graus porque os demais não são sentidos pela população.
No Brasil, o mais recente sismo aconteceu na segunda-feira, atingindo 4,6 graus na escala Richter. O epicentro foi o município de Coxim (MS), mas pôde ser percebido em outras seis cidades, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
"Recebemos mais de cem ligações em menos de uma hora na noite de segunda. Mas não houve nenhuma vítima", afirmou o coordenador da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias.
Segundo o coronel, apenas um imóvel, na periferia de Coxim, apresentou rachaduras.

Recordista Em Porto dos Gaúchos, cidade recordista em tremores, uma falha geológica e a pressão exercida por uma bacia hidrográfica contribuíram para que 18% de todos os tremores no Brasil entre 1999 e 2009 ocorressem lá, segundo o chefe do observatório da UnB, o físico George Sand de França.
"A primeira vez que eu senti o tremor achava que era uma máquina pesada passando na rua. Hoje, acho que a população se acostumou e às vezes treme e a gente nem sente", disse o farmacêutico Mário Henrique Ferreira.

Baixa probabilidade
Apesar da quantidade elevada de tremores no país, não há motivo para pânico, diz George de França. "O Brasil está sobre uma placa tectônica e a probabilidade de acontecer um tremor mais grave é muito pequena. Mas nosso limite de amostragem ainda é muito pequeno. Só temos dados dos últimos cem anos", afirmou.
Nos últimos dez anos, as cinco regiões do país tiveram sismos. Segundo o observatório, o maior tremor registrado no Brasil foi na década de 1950 em Porto dos Gaúchos, de 6,2 graus na escala Richter.
O único em que houve notícia de morte em território brasileiro ocorreu em Itacarambi (MG), em dezembro de 2007 e chegou a 4,9 graus.


Texto Anterior: Golpe: Homem é preso por tentar vender cargo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.