São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANIDADE

A cinqüentona que reinventou o jeans

GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA

Pelo menos para Nádia Bacchi está valendo a máxima de que a vida começa aos 40 anos. E, para ela, começou mesmo aos 50.
Ela formou-se em biologia e deu aulas por dez anos no interior de São Paulo. Jogou a carreira de professora para o alto e resolveu seguir uma velha paixão: a moda. Abriu uma confecção, ganhou um bom dinheiro, mas, espremida por crises econômicas, quebrou e abandonou os negócios. Deixou tudo, a começar da placidez interiorana, com pouco estresse e quase sem violência. Foi se reencontrar apenas na favela Paraisópolis, grudada no Morumbi, bairro em que decidiu morar. "Meus olhos brilhavam quando eu sentia a agitação paulistana."
Depois que chegou do interior, Nádia corria o risco de virar uma dona-de-casa. Foi salva pelas empregadas, que a levaram para conhecer a favela Paraisópolis, onde viviam. "É claro que, no começo, senti medo." No ano passado, ela teve a idéia de juntar seus dois prazeres naquele cenário: dar aula e desenhar modelos. Daí surgiu uma experiência batizada de Recicla Jeans, cujo objetivo era ensinar jovens a inventar produtos a partir de roupas de jeans imprestáveis.
As peças dessa inspiração se encaixaram. Primeiro, veio a ajuda oficial. Os jovens de Paraisópolis ganharam uma bolsa mensal da prefeitura, destinada ao estímulo profissional. Auxiliados por estilistas profissionais, puderam, então, dedicar-se somente à experiência de reciclagem de roupas. "Virei um misto de professora com caçadora de talentos."
Depois veio a providencial ajuda familiar, graças a um exuberante modelo que saiu não de suas mãos, mas de sua barriga. Se a vida para Nádia começou mesmo depois dos 50 - tem agora 53-, para sua filha, Karina, explodiu agora aos 27 anos. Sua popularidade cresceu no papel de Tina, na novela "Da Cor do Pecado", da Rede Globo. Voluntariamente, ela se ofereceu para ser a principal modelo dos produtos da Recicla Jeans.
Com a presença de autoridades, artistas e de ícones da moda, a Recicla Jeans fará, hoje à noite, um desfile exclusivo no hall da Assembléia Legislativa. Pelo jeito, é apenas um começo: já recebeu convite para desfilar em Milão, um dos templos mundiais da moda. Mas Nádia é o melhor produto de si própria, pois aprendeu a se reciclar.

E-mail - gdimen@uol.com.br


Texto Anterior: Hospital das Clínica de SP adere a boicote
Próximo Texto: A cidade é sua: Leitoras criticam a lentidão gerada por corredor de ônibus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.