São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

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Consumo
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Consumidora reclama de computador da marca Positivo

DA REDAÇÃO

A leitora Sarita d'Ávila Mello se queixa do computador da marca Positivo que comprou em julho do ano passado.
Ela afirma que, após poucas semanas de uso, o computador passou a desligar sozinho. Mello conta que decidiu levar o aparelho para a autorizada Copway Informática, no começo deste ano.
"A assistência demorou um mês para me informar que o problema estava na bateria, quando finalmente devolveram o equipamento com uma bateria nova", diz ela.
A leitora afirma, entretanto, que o problema continuou ocorrendo. "E de maneira mais constante." Ela diz que, além de desligar sozinho, apareceu um risco no meio da tela de LCD.
Devido ao trabalho, ela só pôde levar o computador novamente para a autorizada em junho passado. "Mais de um mês depois, já no meio do mês de julho, ainda não havia tido retorno. Entrei em contato e me disseram que havia problemas no HD e na LCD."
"Estamos no início de agosto. Faz dois meses que o equipamento foi para o conserto, e nem a Positivo nem a Copway resolvem o problema. Tenho garantia de um ano, vencida em julho de 2008, e até agora não há previsão de conserto", afirma a leitora.

Resposta: A Positivo Informática informa que foi acordada a troca do equipamento com a leitora Sarita d'Ávila Mello, para até, no máximo, 12 de setembro. A empresa, que vendeu mais de 430 mil computadores no segundo trimestre de 2008, afirma que todo o esforço da Positivo Informática está sendo feito para abreviar esse prazo, de modo a satisfazer a consumidora.

CANCELEI COMPRA, MAS CHEQUES CAÍRAM, DIZ LEITOR

O leitor Eric Gomes diz que não conseguiu efetivar o cancelamento da compra de um filtro de água da marca Europa. Segundo ele, três dias após adquirir um filtro modelo Compact Line, ele ganhou de presente um aparelho do mesmo modelo e, por conta disso, decidiu cancelar a compra que havia feito. "Ligamos para a Europa imediatamente, cancelando a compra. Eles nunca tentaram entregar o produto, mas, curiosamente, os cheques foram sendo debitados nas datas corretas, mesmo com todas as ligações que fizemos tentando reaver os cheques." Ele diz que, no dia 29 de julho, a empresa enviou e-mail afirmando que fariam o depósito, o que não ocorreu.
Resposta: A Europa diz ter realizado a restituição ao leitor em 11/8, "o que foi confirmado com o consumidor".

RECEBI FATURA INDEVIDA DA MARISA, AFIRMA CLIENTE

Renata Ferreira dos Reis reclama de recebimento de fatura indevida de seu cartão Marisa, no valor de R$ 500. A leitora conta que, há um ano, foi convencida a fazer um cadastro para tirar o cartão em uma das lojas da rede. Ela diz, no entanto, que nunca pegou o cartão. "Para minha surpresa, recebi uma fatura no valor de R$ 500 referente a uma compra na loja de Santo André", afirma. Reis diz que, como moradora de Osasco, nunca foi a Santo André (ambas na Grande SP). "Liguei para a central de atendimento, que pediu que eu comparecesse à loja para preencher um formulário, para analisarem em 45 dias."
Resposta: A Marisa informa que foi feito o contato com a leitora Renata Ferreira dos Reis, e o caso foi solucionado. A empresa, porém, não informou se o valor foi devolvido.


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