UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGISLATIVO

Vereadora é suspeita de favorecer viação

Athiê diz que autor de denúncias pediu propina para tirar acusação

DA REPORTAGEM LOCAL

Acusada de receber dinheiro para favorecer uma empresa de ônibus sob intervenção da prefeitura, a vereadora Myryam Athiê (PPS) afirmou ontem que foi vítima de uma tentativa de "achaque" por parte de um dos empresários que fizeram as denúncias.
Em discurso no plenário da Câmara Municipal, Athiê disse que uma pessoa que se apresentou como advogada de um dos empresários que fizeram as denúncias -atualmente presos- pediu dinheiro para que ele mudasse seu depoimento para favorecê-la.
Segundo a vereadora, em agosto ela "foi procurada por alguém que se dizia patrono" de Samy Gelman Jaroviski, ex-dono da Viação Cidade Tiradentes, que está preso e fez as denúncias.
Pelo relato de Athiê, o advogado "propunha o pagamento de "remédios" e fazia sinais com as mãos", indicando um pedido de propina para que o depoimento fosse alterado a favor dela.
Trechos da gravação foram divulgados ontem pelo "SPTV" da Rede Globo. A fita, diz Athiê, foi analisada pelo perito Ricardo Molina, da Unicamp, que teria comprovado sua autenticidade. A defesa da vereadora irá enviar a fita ao Ministério Público e pedir que ela volte a ser ouvida no processo.
Segundo a assessoria da vereadora, quem procurou Athiê foi mesmo o advogado de Jaroviski, Julio Cesar de Nigris Bocallini, e o encontro ocorreu no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. A Folha deixou recado no celular do advogado de Jaroviski ontem à noite, mas ele não ligou de volta.
Em novo depoimento há dias, os envolvidos que estão presos realmente mudaram seus depoimentos, acusando a SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte) de cobrar propina para fazer intervenções. Eles teriam decidido "dizer a verdade" em troca de redução da pena.


Texto Anterior: São Carlos: Projeto para novo campus da USP é aprovado
Próximo Texto: Ambiente: Brasil e vizinhos lançam plano para proteger aquífero Guarani
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.