São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha lança série de debates e rede de empreendedores socioambientais

Jornal é o 1º grupo de mídia no mundo a promover, selecionar, divulgar e articular líderes sociais

Com 35 organizações, grupo define como missão 'disseminar ideias e soluções para um novo Brasil'


DE SÃO PAULO

Em iniciativa pioneira, a Folha lança hoje a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, composta por finalistas dos prêmios Empreendedor Social, atualmente na sétima edição, e Empreendedor Social de Futuro, criado em 2009.
"O lançamento reflete a consolidação de um projeto de longo prazo que a Folha se propôs a desenvolver a partir de 2005, com a criação do Prêmio Empreendedor Social, que seleciona e chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte impacto em políticas públicas e na sociedade em geral", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.
A criação da Rede Folha implica para o leitor novos canais de comunicação com o terceiro setor e mais informações sobre ele.
"Com a rede, o jornal vai além da busca e da seleção de ideias comprovadamente eficazes para os problemas brasileiros e passa a divulgar essas ações de forma integrada nos canais do Grupo Folha", diz a editora de Suplementos e do Empreendedor Social, Patrícia Trudes da Veiga.
Aliada a essa iniciativa, a Folha lança também a série "Diálogos com a Rede Folha": debates com transmissão pela Folha.com que irão confrontar mensalmente opiniões sobre os assuntos mais pertinentes ao país.
Além dos "Diálogos", o leitor poderá conferir diariamente no site www.folha.com.br/empreendedor social notícias, histórias de vida e o perfil dos empreendedores que compõem a Rede Folha, além de dicas de ações de sustentabilidade e informações sobre o que norteia o terceiro setor.
E poderá acessar também o blog empreendedor social.folha.blog.uol.com.br, que irá conectá-lo com iniciativas de empreendedorismo socioambiental.
A Rede Folha ainda será tema de um documentário em formato de série -a ser produzido pela TV Folha- e protagonizará, no ano que vem, o 3º Fórum de Empreendedorismo Socioambiental e uma grande ação institucional a ser realizada no metrô e em outros espaços públicos da capital paulista.
Tanto a Rede Folha como os demais lançamentos complementam o trabalho que a Folha realiza anualmente ao mapear a atuação e o impacto de ações empreendedoras no Brasil e em outros países, que ganham as páginas do jornal no caderno especial "Empreendedor Social".
Neste ano, o caderno circulará no dia 10 de novembro e trará o perfil dos vencedores e finalistas dos prêmios de 2011.

IDEIAS E SOLUÇÕES
Os princípios da Rede Folha foram definidos pelos próprios empreendedores socioambientais em encontro realizado entre os dias 5 e 7 de agosto em Nazaré Paulista (SP), na sede do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), fundado pelos vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2009, Cláudio e Suzana Padua.
Nesse encontro, foram definidas a missão da rede -"disseminar ideias e soluções socioambientais para um novo Brasil"- e sua visão -"empreendedorismo socioambiental reconhecido como relevante para a sustentabilidade do Brasil". O projeto reúne 35 organizações altamente inovadoras e de notório impacto social no Brasil e no mundo.
O Prêmio Empreendedor Social, que acontece nos cinco continentes, é realizado no Brasil pela Folha em parceria exclusiva com a Fundação Schwab, da Suíça. Já o Prêmio Empreendedor Social de Futuro é uma iniciativa própria da Folha.
Os prêmios socioambientais têm patrocínio da Ernst & Young Terco e apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; IGesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.
Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

FOLHA.com
Acompanhe a rede em:
folha.com/empreendedorsocial


Texto Anterior: Fauna sofre com o êxodo causado por incêndios
Próximo Texto: Rede Folha de empreendedores socioambientais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.