São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTI-SEMITISMO

Sinagoga é alvo de pichação com suástica e frase racista em Campinas
O Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado) e a Polícia Civil de São Paulo vão investigar a denúncia de crime racial contra a sinagoga da Sociedade Israelita Beth Jacob, no centro de Campinas (SP). A sinagoga foi alvo de pichações com dizeres anti-semitas e suástica há uma semana.
A área atingida, a fachada, fica na parte interna do prédio, protegida por uma grade de quase dois metros de altura. Os pichadores, ainda não identificados, escreveram a frase "Kill all jewish" ("Morte a todos os judeus") e pintaram uma suástica.
A Procuradoria Geral de Justiça do Estado determinou a investigação. A Secretaria de Segurança Pública pediu à Delegacia Seccional que instaurasse inquérito. O crime também será investigado pela Delegacia de Crimes Sobre Intolerância de São Paulo. A Câmara Municipal de Campinas elaborou uma moção de repúdio ao ato.
"Esse não foi apenas um crime banal e nem somente um ato de vandalismo. Foi um crime praticado por um grupo organizado", disse o diretor da sinagoga, Alberto Liberman, 57, diretor da Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith -entidade judaica de direitos humanos voltada ao combate ao racismo, à discriminação e ao anti-semitismo. (DA AGÊNCIA FOLHA)

Texto Anterior: Panorâmica - Lazer: Chuva causa cancelamento de eventos
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.