São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abadía e Don Diego iniciam disputa por delação premiada

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os megatraficantes colombianos Juan Carlos Ramirez Abadía e Diego Léon Montoya, o Don Diego, mantêm hoje uma disputa para saber qual dos dois negociará primeiro com os Estados Unidos os benefícios da delação premiada.
Ambos são apontados pelos norte-americanos como dois dos dez traficantes mais procurados do mundo e traficavam drogas pelo Cartel do Valle do Norte, o maior da Colômbia.
Abadía foi preso em São Paulo em agosto e, a partir da investigação contra ele no Brasil, acompanhada por agentes policiais dos Estados Unidos, Don Diego foi preso na Colômbia, no dia 10 de setembro.
O primeiro dos dois a ser extraditado terá a chance de fornecer informações inéditas aos norte-americanos sobre o tráfico de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e, por conseqüência, negociará mais vantagens e a redução das penas.
Abadía, que se recusa a dar nomes de aliados no narcotráfico, já informou às autoridades dos Estados Unidos que quer entregar parte de seu patrimônio para conseguir reduzir ainda mais sua pena. Segunda-feira, o advogado dele, Sérgio Alambert, irá a Nova York para reforçar as intenções do megatraficante e pedir mais agilidade no processo de extradição.

Depoimentos
Quatro testemunhas de acusação no processo que Abadía e outras 15 pessoas respondem no Brasil foram interrogadas ontem pelo juiz federal Fausto Martin de Sanctis. A cirurgiã plástica Lorití Breuel, que operou duas vezes o colombiano, chorou ao ficar frente à frente com ele e com sua mulher, Yessica Paola Rojas Morales. Três "laranjas" que tiveram bens registrados em seus nomes pelos aliados do megatraficante no Brasil também foram ouvidos.
Abadía foi trazido do presídio federal de Campo Grande (MS) sob forte esquema de segurança. Cerca de 40 policiais da Rota, tropa de elite da PM paulista, ajudaram agentes da Polícia Federal na segurança do fórum onde ocorreu a audiência, perto da avenida Paulista.


Texto Anterior: Seguranças são acusados de matar rapaz no PR
Próximo Texto: Santa Catarina: Menina de onze anos cai de tirolesa de 12 m e é internada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.