São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Lojista diz que shopping ainda é lugar seguro

DE SÃO PAULO

Apesar dos assaltos ocorridos neste ano, o presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun, diz que esses centros ainda são considerados seguros pela população.

 

FOLHA - Por que houve aumento aos assaltos a shoppings neste ano?
Nabil Sahyoun
- Os crimes ocorridos em shoppings têm mais alarde. São 69 empreendimentos na capital e apenas 13 ocorrências. Não é tanto assim.

Talvez haja mais alarde porque o shopping é tido no imaginário popular como um ambiente quase blindado contra o crime, não? É preciso esclarecer que não há local no mundo em que haja um sistema de segurança perfeito.
Apesar disso, eu considero que os shoppings ainda sejam locais seguros.
Por ano, investe-se de R$ 2,5 milhões a R$ 3,5 milhões em segurança no setor. E o público também acha esses locais seguros. É só reparar: você inaugura um shopping hoje, amanhã ele lota.

Se é tão seguro, por que houve tantas ocorrências desse tipo na cidade neste ano?
Isso é reflexo de uma criminalidade generalizada aliada a uma sociedade que não se mobiliza para cobrar seu direito à segurança.


Texto Anterior: Entrevista: Shopping seguro é só um mito, diz sociólogo da Unesp
Próximo Texto: Moacyr Scliar: O nome da vaca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.