São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura agora varre o centro aos domingos

Ação começou no mês passado, mas ruas continuavam sujas ontem

Objetivo da administração é melhorar aparência do centro e se preparar para período de chuvas

GUTO LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo intensificou a limpeza das ruas do centro da cidade desde o mês passado.
A varrição foi ampliada aos sábados e começou a ser feita aos domingos -antes o serviço era realizado apenas de segunda a sábado. O serviço atinge bairros como Sé, República, Santa Cecília, Bela Vista e Liberdade, conhecidos pela sujeira das ruas.
O objetivo é melhorar a aparência do centro e se preparar, desde já, para o período de chuvas, que começa em novembro. O lixo acumulado nas ruas agrava o problema das enchentes, com o entupimento de bueiros.
"Nós já tínhamos até um varredor particular para limpar a área de alimentação. Com mais atuação da prefeitura, haverá mais clientes", diz Geraldo Issomura, de 70 anos, dono de uma barraca de venda de alimentos na praça da República.

LIXO ACUMULADO
A Folha percorreu ruas da região central nas tardes de ontem e anteontem e encontrou equipes fazendo o trabalho de limpeza, mas em muitos locais o lixo estava acumulado, como na av. São João, praça da República e ruas da Liberdade.
A área do Mercado Municipal e da 25 de Março também fazia jus à má fama: restos de alimentos, sacolas, caixotes e garrafas foram encontrados em vias como as avenidas Mercúrio e Senador Queirós e as ruas Afonso Kherlakian, 25 de Março e da Cantareira.
Para piorar a situação, moradores de rua ainda reviram as sacolas que os garis deixam para coleta, espalhando o lixo outra vez.
Funcionário de um açougue em frente ao mercadão, Osvaldo Santos, 54, diz que o problema não é a falta de garis. "Eles até vêm aqui, mas o povo é mal educado. Os mendigos, os lojistas e os próprios turistas jogam tudo na rua, no chão", reclama.
No site da Secretaria de Serviços, informa-se que a varrição é feita na 25 de Março oito vezes ao dia e, na Senador Queirós, seis vezes. A informação é negada por comerciantes locais.
"É bom que o centro fique limpo no domingo, torcemos por isso, mas também precisa melhorar nos outros dias. Tem vezes que ninguém aparece. Hoje [sábado] mesmo, varri a calçada sozinho", diz o vendedor Felipe Martinez, que trabalha em uma loja de bijuterias na 25 de Março.
Ontem, comerciantes da praça da República e da praça da Liberdade disseram não ter visto funcionários fazendo a limpeza.
Nas ruas da Cantareira e Barão de Duprat, próximo do Mercado Municipal, e na avenida São João havia muita sujeira acumulada.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.