São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Castello, Gullar e Trevisan ganham o Jabuti

Record, que em 2010 questionou o prêmio, venceu nas principais categorias literárias

DE SÃO PAULO

"Ribamar" (Bertrand Brasil), de José Castello, sobre os conflitos de uma relação de pai e filho, foi anunciado ontem vencedor do 53º Prêmio Jabuti na categoria romance.
Entre as principais categorias literárias, "Em Alguma Parte Alguma" (José Olympio), do colunista da Folha Ferreira Gullar, foi selecionado em poesia, e "Desgracida" (Record), de Dalton Trevisan, em contos e crônicas.
Os três títulos, por coincidência, são de editoras do Grupo Record, que no ano passado anunciou que não participaria mais da premiação se as regras não fossem revisadas.
A editora questionava o fato de "Leite Derramado" (Companhia das Letras), de Chico Buarque, ter sido eleito o livro do ano de ficção, apesar de ter ficado em segundo lugar na categoria romance -vencida por "Se Eu Fechar os Olhos Agora" (Record), de Edney Silvestre.
Depois disso, o Jabuti definiu que, neste ano, apenas o primeiro lugar em cada categoria vai concorrer ao prêmio principal.

TWITTER
A apuração dos votos, aberta ao público, ocorreu durante o dia na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, com cada vencedor sendo anunciado pelo Twitter.
"Fazemos isso para demonstrar lisura. No geral, houve uma boa distribuição de editoras, embora o número de vencedores tenha caído pela metade com a mudança de regras", disse o curador do prêmio, José Luiz Goldfarb.
Outros premiados foram o infantil "Obax" (Brinque-Book), de André Neves, e o juvenil "Antes de Virar Gigante e Outras Histórias" (Ática), de Marina Colasanti.
Marcos Syrayama de Pinto ganhou em tradução, por "O Livro de Dede Korkut" (Globo), vertido do turco, e Laurentino Gomes venceu em reportagem por "1822" (Nova Fronteira).
O vencedor de cada uma das 29 categorias leva R$ 3.000. Em 30 de novembro, serão anunciados os vencedores nas categorias livro do ano de ficção e de não ficção.

FOLHA.com
Veja a lista completa
folha.com/no992031


Texto Anterior: Faria Lima vai ficar com 'cara' de Paulista
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.