São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERCO

Objetivo é coibir assaltos a turistas

Blitz na zona sul do Rio recolhe 57 jovens

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cinqüenta e sete jovens moradores de rua foram retirados ontem da orla da zona sul do Rio pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) como parte das ações para reprimir os assaltos a turistas.
O objetivo era encontrar menores que tivessem mandado judiciais contra si ou que fossem identificados praticando assaltos ou furtos em fitas gravadas por câmeras da Polícia Militar. Desde sexta-feira passada, houve 17 assaltos a turistas na zona sul.
Até a conclusão desta edição, apenas um mandado judicial havia sido constatado entre os jovens levados à DPCA. Diego dos Santos Tenório, 19, era procurado por um roubo praticado quando ainda era menor de idade, por isso não está sujeito a pena criminal, apenas uma medida socioeducativa, que pode ir de uma advertência a três anos de internação em um instituição para menores infratores.
Segundo o delegado Cláudio Nogueira, titular da DPCA, os detidos seriam fotografados e cadastrados para poderem ser identificados, caso fossem flagrados ou gravados praticando atos ilegais.
Além deles, 48 menores foram levados à delegacia. Destes, pelo menos 14 já possuíam passagem pela polícia, mas não estavam com mandado contra si.
À exceção de Diego, todos os maiores de idade seriam liberados. Os menores seriam encaminhados para abrigos da prefeitura. As idades foram levantadas com base nos depoimentos dos garotos, pois nenhum deles possuía documento. A única idade oficialmente reconhecida foi a de Diego, em razão do mandado de apreensão. (JOÃO PEQUENO)

Texto Anterior: Poder paralelo: Polícia retira portões instalados pelo tráfico em favela paulistana
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.