São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Doença chega à Baixada Santista

Guarujá tem 1º caso de "febre do carrapato"

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Saúde de Guarujá, no litoral de São Paulo (87 km a sudeste da capital), anunciou ontem a confirmação de um caso de febre maculosa. Este é o primeiro registro da doença no município, segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica de Guarujá, Lydia Maria de Araújo Lima.
O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que faz o levantamento desde 1985, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que também se trata do primeiro caso na Baixada Santista.
A paciente é uma mulher de 51 anos, dona-de-casa, moradora do bairro Maré Mansa, próximo à praia de Pernambuco, uma das mais freqüentadas da cidade.
Segundo o secretário Ricardo Auad (Saúde), a doente foi atendida em uma unidade de saúde de Vicente de Carvalho (distrito do Guarujá) no dia 21 de setembro com sintomas da doença, que provoca manchas no corpo.
A confirmação só foi feita na sexta-feira passada, após o resultado da segunda sorologia. A paciente é vizinha de uma pessoa que tem um cavalo que estava infestado com o carrapato-estrela, transmissor da doença.

Minas
A Prefeitura de Juiz de Fora (MG) informou ontem que existem cinco novos casos suspeitos de febre maculosa na cidade. No dia 10, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou um caso da doença no município. O paciente, um garoto de dez anos, chegou a ficar internado.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foram recolhidas amostras de sangue das possíveis vítimas da febre.
A sorologia será analisada pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), órgão responsável pela Central de Saúde Pública do Estado. Os resultados dos exames ficarão prontos dentro de 15 dias.
A prefeitura não divulgou detalhes dos possíveis doentes. Informou apenas que os casos suspeitos -assim como o único confirmado na cidade até agora- são todos da zona norte de Juiz de Fora (255 km a sul de Belo Horizonte), uma região mais periférica, próxima à zona rural.
A Secretaria Estadual da Saúde afirmou, por meio sua assessoria de imprensa, não ter conhecimento ainda dos novos casos suspeitos. Informou que em todo o Estado existem até agora seis casos comprovados, sendo apenas um em Juiz de Fora.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Juiz de Fora, não havia registro de febre maculosa na cidade desde 2003. Naquele ano, foram confirmados dois casos, mas sem mortes. (MARIANA CAMPOS E ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Provão médico: Exame "reprova" cinco cursos de medicina
Próximo Texto: Caçada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.