São Paulo, sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Laboratório diz que remédio é mais eficaz que o único disponível

Pfizer afirma ter descoberto novo medicamento contra o tabagismo

DA FRANCE PRESSE

A Pfizer, maior empresa farmacêutica do mundo, informou ter descoberto um medicamento contra o tabagismo que imita a nicotina e é duas vezes mais eficaz que o Zyban, o único remédio contra o hábito de fumar disponível no mercado.
Descoberta e desenvolvida pela Pfizer, a vareniclina (vareniclina tartrate) é descrita como "o primeiro de um novo tipo de terapias em potencial para parar de fumar", informou comunicado divulgado na noite de terça-feira.
"A vareniclina foi especificamente projetada para atuar no mesmo receptor da nicotina para aliviar a ansiedade e a síndrome de abstinência, enquanto, ao mesmo tempo, bloqueia os efeitos da nicotina", disse Salomon Azoulay, encarregado do desenvolvimento da nova droga na Pfizer.
O medicamento, que o laboratório planeja comercializar com o nome de Champix, foi testado em dois estudos realizados com 2.000 fumantes que receberam vareniclina, bupropion (comercializado como Zyban) e um placebo.
Depois de 12 semanas, 44% dos pacientes tratados com vareniclina pararam de fumar, contra 30% dos que tomaram Zyban e 18% dos que ingeriram o placebo.
Um ano depois, os voluntários que receberam vareniclina "apresentaram uma tendência significativamente maior a ficar sem fumar" em comparação com os dos outros grupos. Os efeitos colaterais incluem náuseas, dor de cabeça e problemas para dormir.
A Pfizer informou ter dado início aos trâmites para a aprovação da vareniclina pela FDA (agência que regulamenta alimentos e remédios nos Estados Unidos).


Texto Anterior: Rio: PMs acusados de chacina são soltos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.