São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chacinas já somam 99 mortos em 2007 no Estado de SP

25ª chacina do ano ocorreu na noite de anteontem e resultou em cinco mortes; em 2006 foram 76 vítimas

Nos últimos três dias, dez pessoas morreram nesse tipo de crime considerando as cinco vítimas da última quinta-feira, em Osasco

GILMAR PENTEADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A contabilidade das vítimas das chacinas no Estado de São Paulo em 2007 chegou a 99 mortos. Cinco jovens, entre eles um garoto de 15 anos, foram assassinados com vários tiros na cabeça anteontem à noite, na zona leste de São Paulo.
Essa foi a segunda chacina nos últimos três dias no Estado. Desde janeiro, o Estado de São Paulo registrou 25 casos. Em todo o ano passado foram 21 chacinas, com 76 mortos.
Os corpos foram encontrados na madrugada de ontem jogados na calçada e no quintal de uma casa em Cangaíba (zona leste de SP). Cleber da Silva, 20, Ítalo Pacífico Santa Chiata, 25, Jessika Graziele Paes Ramon, 20, Gustavo Manoel Perrone, 20, e um adolescente de 15 anos foram atingidos com tiros na cabeça. Os disparos ocorreram às 23h50, segundo boletim de ocorrência registrado no 10º DP (Penha).
As vítimas teriam sido retiradas da casa e obrigadas a se ajoelhar quando foram atingidas. Testemunhas narram cerca de 50 disparos. O tio de uma das vítimas, que mora no local, afirmou à polícia que apenas ouviu gritos de "ajoelha, ajoelha" e logo depois os tiros.
A polícia suspeita que o local era usado para venda de drogas. A Polícia Militar afirma ter encontrado em um armário no fundo da casa 34 embalagens de maconha, 49 envelopes de cocaína e 28 pedras de crack.
Os policiais não tinham informações sobre autores dos tiros até a tarde de ontem. O caso foi enviado ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
Policiais do 10º DP acreditam que a chacina possa estar ligada a duas ocorrências registradas na semana passada. Em uma delas, o suposto integrante do grupo que dominaria o tráfico de drogas na região foi morto. Na outra, a partir de uma denúncia, foi estourado um local de refino de drogas que pertenceria à mesma quadrilha.
Com a chacina em Cangaíba, foram dez pessoas mortas em chacinas desde quinta-feira. Em Osasco (Grande SP), cinco pessoas foram atingidas por disparos. Quatro morreram imediatamente e a quinta vítima morreu anteontem, no hospital. Nesse caso, o setor de homicídios da Polícia Civil de Osasco investiga possível ligação com um grupo de extermínio com participação de PMs.


Texto Anterior: Rebelião em AL fere 70 e deixa pelo menos seis mortos
Próximo Texto: Intolerância: Grupo agride dois jovens na av. Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.