São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV a cabo e sirenes são usadas para monitorar rio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A população de Caratinga, a 300 km de BH, monitora nesta temporada de chuvas o nível do rio Caratinga pela TV a cabo.
Uma câmera fixa instalada no rio, que corta o centro da cidade, capta imagens 24 horas e transmite pelo canal 78. O serviço funciona do outono ao mês de abril.
Quando as águas do rio ultrapassam os 3,7 metros (há réguas de medição no local), a população entra em alerta e pode ter de deixar as casas a qualquer instante.
Esse tem sido, há três anos, mais um instrumento de prevenção da Defesa Civil da cidade. O sistema foi criado em parceria com comerciantes e industriais após as enchentes de 2003 e 2004, quando metade do município de 81 mil habitantes foi afetada. "A população acompanha e é exigente em relação ao serviço", disse o coordenador da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Paulo Calegar.
De acordo com ele, esse monitoramento feito com réguas é apenas uma parte do trabalho de prevenção. O município possui ainda uma central permanente de monitoramento das enchentes, funcionando dia e noite. Três sirenes podem ser acionadas para alertar a população.
Neste ano, Caratinga não enfrentou problemas com as chuvas. A cidade convive com os riscos da cheia do rio e dos deslizamentos de terra.


Texto Anterior: Mais 2 pessoas morrem com chuvas em MG
Próximo Texto: Foco: Evento de Natal criado para reerguer Blumenau é aberto ao público em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.