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TRÂNSITO
Motorista terá que fazer uma prova teórica sobre direção defensiva e primeiros socorros
Cai exigência de fazer curso para renovar a carteira de habilitação
IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) recuou da decisão de exigir que os motoristas
façam um curso de direção defensiva e primeiros socorros em auto-escola para renovar a carteira
de habilitação. A exigência entraria em vigor a partir de março para aqueles que não tivessem feito
o curso anteriormente.
Diante da repercussão negativa
após a divulgação da exigência,
no último dia 7, o Denatran optou
por uma nova interpretação da
resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O texto
exigiria apenas o conhecimento
dos tópicos e a realização de uma
prova, e não a freqüência a um
curso. Assim, basta que o condutor assimile a teoria para ser aprovado. A medida deve atingir mais
de 5,6 milhões de motoristas.
Para divulgar o conteúdo que
será exigido na prova, o Denatran
estuda colocar na internet um jogo de perguntas e respostas sobre
direção defensiva e primeiros socorros. Ainda não há um modelo
fechado, mas o departamento toca o projeto de forma urgente.
"A resolução [do Contran] exige o conhecimento, e não o curso", afirmou o diretor do Denatran, Ailton Brasiliense.
Ou seja: não importa se o condutor fez o curso na auto-escola,
aprendeu sozinho ou respondeu
corretamente as questões do Denatran. Basta que ele seja aprovado na prova do Detran.
As noções de direção defensiva
e primeiros socorros estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro, de 1997. O Contran, responsável pela regulamentação de artigos do código, só apresentou a resolução sobre o assunto em dezembro do ano passado.
Alguns Detrans estaduais se anteciparam e começaram a cobrar
o conteúdo dos Centros de Formação de Condutores antes mesmo da resolução de dezembro
normatizar a questão. Isso ocorreu, por exemplo, em alguns municípios paulistas.
O jogo de perguntas e respostas
está inserido na ofensiva que o
Denatran e o Contran pretendem
adotar contra as auto-escolas neste ano. Uma câmara técnica do
conselho vem discutindo desde o
ano passado novas medidas e formas de controle da área.
Aliado a isso, o Denatran vem
investindo na municipalização
cada vez maior do trânsito. Hoje,
apenas 630 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de
Trânsito, o que equivale a dizer
que administram o trânsito, como ocorre em São Paulo.
A situação não é tão ruim porque tais municípios representam
73% da frota nacional de veículos.
A meta do governo é municipalizar o trânsito de 700 a mil cidades
até o final de dezembro.
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