São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

Polícia apreende em editora 1.680 cópias de obra com conteúdo anti-semita
O Ministério Público e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) apreenderam anteontem 1.680 exemplares do livro "Protocolos dos Sábios do Sião", na editora Centauro, na zona norte de São Paulo. O Departamento de Inquéritos Policiais da capital considerou que a obra tem conteúdo anti-semita.
"Protocolos dos Sábios do Sião" é um texto apócrifo, divulgado no início do século 20, durante a Rússia czarista, que descreve um plano de dominação global pelo povo judeu. A obra é citada por diversos grupos anti-semitas. Vários historiadores declaram que "Protocolos" é uma fraude.
Um dos donos da Centauro, Adalmir Caparros, classificou como "violência" o recolhimento forçado dos volumes e disse conhecer apenas superficialmente o texto. "Não se pode dizer que somos anti-semitas. Não fomos nós que fizemos o livro", defendeu-se.
Um dos trechos do livro diz que "os judeus esmagarão e escravizarão pelo assassínio e o terrorismo cada um dos povos da Europa".
Em 1997, a Justiça do Rio apreendeu exemplares da obra em um estande da distribuidora Irradiação Cultural, na 8ª Bienal do Livro realizada na capital fluminense.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Violência: Vítima é solta e seqüestradores morrem em SP
Próximo Texto: Violência: Terceiro ônibus é incendiado no ES
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.