São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navio de turismo fica encalhado por 20 horas

1.600 brasileiros estão na embarcação, que encalhou ao deixar Buenos Aires

Embarcação saiu de Santos com destino a Punta del Este (Uruguai); encalhe ocorreu porque navio saiu de rota e parou em banco de areia

Enrique Marcarian/Reuters
Transatlântico que ficou encalhado por 21 horas a 7,3 km do porto de Buenos Aires; navio partiu de Santos para um cruzeiro com cerca de 1.600 turistas brasileiros e 600 tripulantes a bordo

BRUNO LIMA
DE BUENOS AIRES

Um luxuoso transatlântico que partiu de Santos (SP) há quatro dias para um cruzeiro marítimo com cerca de 1.600 turistas brasileiros e 600 tripulantes a bordo ficou cerca de 20 horas encalhado a 7,3 km do porto de Buenos Aires. O incidente ocorreu depois de o navio desviar-se da rota indicada pelas autoridades navais argentinas e parar em um banco de areia no rio da Plata.
Um passageiro se sentiu mal e foi o único a desembarcar. Após atendimento médico em Buenos Aires, de acordo com a operadora de turismo CVC, que vende os pacotes para o cruzeiro por até cerca de R$ 5.000 por pessoa, o homem regressou ao navio para seguir viagem.
A CVC, que mantém parceria com a companhia de cruzeiros espanhola Pullmantur, proprietária do navio -denominado Sky Wonder e equipado com piscina, pista de cooper, academia e biblioteca, além de lojas, bares e restaurantes-, promete em seu site um passeio com "o mar como horizonte, pessoas felizes ao redor e a certeza de que viver é bom demais".
Passageiros ouvidos pela Folha, no entanto, relataram ter vivido momentos de susto e pânico e reclamaram de falta de informações por parte da CVC.

Susto
Os piores momentos ocorreram anteontem, quando os passageiros, sem saber o que estava acontecendo, temiam pela própria segurança e, ontem, quando o navio estava sendo rebocado. Também houve reclamações sobre inconvenientes para dormir em conseqüência da inclinação do barco.
A primeira parada do cruzeiro após deixar Santos foi na capital argentina, onde os passageiros fizeram compras e assistiram a um show de tango na tarde de anteontem. No início da noite, porém, por volta das 20h30 (horário de Brasília), o navio encalhou.
Durante o dia de ontem, no entanto, a situação no Sky Wonder, que tem comandante de origem portuguesa, era tranqüila. Imagens de TV feitas por helicóptero mostravam os passageiros na piscina.
"Os passageiros tiveram um dia a mais de férias. Compraram um cruzeiro de sete dias e levaram um de oito", afirmou María Mercedes Molina, porta-voz da CVC na Argentina. Segundo ela, os passageiros receberam a assistência possível e todas as informações assim que puderam ser confirmadas.
Às 16h30 de ontem (horário de Brasília), o navio, com o nível da água subindo e com o trabalho de "resgate" da Prefeitura Naval de Buenos Aires, foi rebocado e voltou a navegar.
Antes de seguir viagem para Punta del Este, no Uruguai, porém, parou no porto de La Plata (capital da Província de Buenos Aires) para revisão técnica. O retorno a Santos está previsto para o próximo domingo.
Segundo a CVC, o vento foi a causa do incidente. Especialistas ouvidos pela Folha, porém, indicaram que a causa pode ter sido falha humana. Haverá sindicância da Prefeitura Naval para investigar o caso.


Texto Anterior: Lula elogia Cabral e volta a dizer que Rio é vítima de terrorismo
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.