São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

PM tira 4 de rua inundada no dia do aniversário

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O soldado Samuel Cruz estava radiante na noite de ontem: em uma tempestade em Santo André, conseguira resgatar quatro pessoas ilhadas.
Com ajuda do helicóptero da Polícia Militar, ele desceu em um cesto e içou as pessoas, quatro homens, uma de cada vez. A cena foi ao ar no programa "Brasil Urgente", da Band.
Foi o seu primeiro resgate desde que concluiu o treinamento, dois meses atrás. "Foi o meu melhor presente", disse Cruz, 25 anos completados ontem.
A seguir, o relato:
"Vi a imagem na TV, ainda na base, da tromba d'água em Santo André, acionei o comandante e saímos com o helicóptero.
Quando chegamos lá, a correnteza estava forte, a chuva forte, a rua alagada.
Desci pelo cesto, a uns 10 m. Foi tudo rápido. A primeira pessoa estava com medo de sair do carro. Quando desci no cesto, vi o carro dele alagado -e o homem dentro.
Pedi para ele subir no teto do carro, para facilitar o resgate. Eu consegui tirá-lo e colocá-lo no cesto, para o helicóptero içar. Ele parecia estar com medo, por causa da altura.
Procurei conversar com ele, para distrair; perguntei se ele tinha esquecido algo. Com os outros foi a mesma coisa. No primeiro resgate, fiquei com um pouco de medo [de não conseguir salvá-los]; depois fiquei anestesiado. É uma sensação muito boa."

Texto Anterior: Helicóptero resgata 4 de enchente no ABC
Próximo Texto: Inundações são provocadas pelo aquecimento global, diz Al Gore
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.