São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Objetivo é valorizar a apoteose das escolas de São Paulo; no sambódromo, prefeita improvisa alguns passos de samba

Desfile das campeãs terá prêmio especial

DA REPORTAGEM LOCAL

As dez escolas de samba paulistas que participarem do desfile das campeãs, conhecido como apoteose, disputarão como prêmio o troféu "450 anos". A novidade foi anunciada ontem pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Robson de Oliveira, que diz que a premiação resgatará o interesse e a motivação das escolas no desfile final.
"Muitas vezes as escolas não mostravam a mesma empolgação no desfile das campeãs. Agora, nós queremos resgatar o Carnaval do passado. Esse prêmio é o de maior importância institucional", disse Oliveira.
As oito primeiras colocadas do Grupo Especial e as duas primeiras escolas do Grupo de Acesso devem participar do desfile que será realizado a partir das 20h30 do dia 27, sexta da semana que vem. Os critérios de avaliação e o júri desse desfile serão diferentes dos do Grupo Especial, que serão realizados amanhã e sábado.
Segundo Oliveira, o julgamento da apoteose, que acontecerá no dia seguinte ao desfile durante um almoço com a velha guarda de todas as escolas de samba, será "conceitual". Cada categoria terá uma escola como campeã e, no final, a escola com mais troféus ganha o grande prêmio.
As categorias a serem julgadas são "samba no pé", "mestre-sala e porta-bandeira", "samba enredo", "velha guarda", "conjunto", "ala das baianas", "bateria", "destaque principal", "ala das crianças" e "rainha da bateria". Entre os 20 jurados estão Jair Rodrigues, analisando o samba-enredo.
Oliveira estima que a Liga gastará entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões no Carnaval deste ano 2004. Ele reclamou da falta de apoio das empresas.

Marta samba
"Eu acho que [a falta de apoio às empresas] é parcialmente verdade. As empresas colaboram sim, senão a gente não poderia fazer essa grandiosidade que a gente está fazendo. Agora, a gente sempre quer mais", disse a prefeita Marta Suplicy (PT), que visitou o sambódromo ontem.
"O camarote da prefeitura está lindíssimo, o que está melhor ainda é que não tem um tostão gasto pela prefeitura", disse a prefeita durante a visita.
Logo depois, subiu em um carro alegórico e, ao descer, arriscou alguns passos de samba com a escola Acadêmicos do Tucuruvi, mas não revelou sua "escola do coração". "A prefeita não pode dizer, dá confusão", desconversou.
Marta também anunciou outra novidade do Carnaval deste ano: a abertura do desfile das escolas de samba do grupo especial pelo Bloco Carnavalesco do Jabaquara, com a participação de agentes municipais de zoonoses e tendo como tema o combate à dengue.


Texto Anterior: Ambiente: Novo vazamento de óleo atinge litoral de SP em menos de 5 dias
Próximo Texto: Galo faz prévia hoje em Recife
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.