São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Com UPP, classe média sobe o morro para festas de Carnaval

CIRILO JUNIOR
DO RIO

Os morros cariocas, berço do samba, entraram no circuito do Carnaval da classe média do Rio. Jovens de bairros da zona sul frequentam, uma vez por mês, no morro Dona Marta, primeiro a ter o projeto da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), para a roda de samba organizada pelo bloco Spanta Neném.
O evento, realizado na quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta, tem ingressos esgotados. É da entrada do morro que outro bloco, o Pela Saco, começa seu desfile pelas ruas de Botafogo, na terça-feira de Carnaval. O estudante Pedro Corrêa, 25, desfila no bloco há quatro anos, e conta que a UPP atraiu mais foliões.
"As pessoas tinham um certo receio em se concentrar perto do morro", diz.
Ainda na zona sul, partirá do morro Chapéu Mangueira o bloco Boca Seca, que percorrerá as ruas do Leme na terça-feira de Carnaval. A comunidade abriga também, no primeiro domingo de cada mês, o projeto Feijoadas Cariocas, com roda de samba na quadra de esportes local.

COPACABANA
Um pouco adiante, em Copacabana, a Ladeira dos Tabajaras é o ponto de partida do bloco Katuca que ela Pula. Já no morro Pavão Pavãozinho, no mesmo bairro, sairá o bloco Folia do Galo.
"Com a pacificação, o bloco será um elemento a mais para integrar morro e asfalto. Isso vai ajudar a reduzir o preconceito", diz o organizador Paulo Marcondes.


Texto Anterior: TJ absolve delegado acusado de trocar cocaína
Próximo Texto: Quadrilha planejou carreira de delegado, afirma Promotoria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.