São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Cartão-postal de Campinas, caravela afunda em lagoa por falta de manutenção

Dominique Torquato/Agência Anhanguera
Réplica da caravela Anunciação, instalada em lagoa de Campinas

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Um dos pontos turísticos de Campinas (95 km de SP) está perto de desaparecer. Uma réplica da caravela portuguesa Anunciação, instalada há mais de 35 anos na lagoa do Taquaral, afundou dois metros ontem por falta de manutenção. O barco -com infiltrações, rachaduras no casco e madeira apodrecida- pode naufragar.
A caravela Anunciação foi usada na viagem que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500. A réplica de Campinas, inaugurada em 1972, recebe 2.000 visitas por fim de semana, segundo a prefeitura. A visitação foi suspensa.
Quando o casco do barco atingiu um banco de areia, ele parou de afundar. Cabos e cordas foram amarrados. "A preocupação maior era que a caravela tombasse", disse Ronaldo de Souza, diretor do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) da prefeitura, responsável pela manutenção.
A última reforma completa foi em 1989. Hoje, um engenheiro naval avaliará a situação. "Vamos decidir se a nau está condenada ou se ela pode ser levada para um estaleiro e restaurada", disse Souza.
Duas bombas não conseguiram drenar a água. Para a prefeitura, as chuvas dificultaram o trabalho.
Ontem à tarde, bombeiros detectaram fendas no casco. A caravela, que já ficava dois metros abaixo do nível da lagoa, afundou mais dois metros. Segundo os bombeiros, o acúmulo de água é de 100 mil litros.
A réplica mede 29,6 metros de extensão por 11 metros de altura (com os mastros) e pesa cerca de 75 toneladas. A prefeitura disse que já havia reservado no orçamento uma verba de R$ 1,1 milhão para a reforma.


Texto Anterior: Trânsito: Adolescentes são flagrados ao dirigir carro
Próximo Texto: Fila aumenta e espera por passaporte é de 2 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.