São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yale vem ao Brasil em busca de talentos

Universidade americana quer recrutar estudantes do país interessados em cursar graduação e pós-graduação no exterior

Em julho do ano passado, a Universidade Harvard já havia aberto escritório em SP para estreitar laços com alunos e pesquisadores

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Primeiro foi a Universidade Harvard. Agora é a vez da Yale. Interessadas nos estudantes brasileiros, instituições norte-americanas vêm ao Brasil em busca de talentos que, daqui a alguns anos, podem se tornar líderes em áreas como administração, política, meio ambiente e educação.
Em julho do ano passado, Harvard abriu seu escritório em São Paulo a fim de estreitar o laço entre alunos e pesquisadores dos dois países. No mês que vem, é a Yale que chega para uma semana de palestras e contatos no Brasil.
A primeira "Semana de Yale no Brasil" ocorrerá de 28 de maio até 3 de junho em São Paulo e tem como objetivo aproximar os alunos brasileiros da universidade, localizada em Connecticut. "Vamos apresentar o perfil da universidade para estudantes e especialistas dos setores de economia, meio ambiente, cultura, educação e sociedade, além do público em geral", afirma João Aleixo, coordenador de assuntos internacionais da Yale. "Queremos nos aproximar do Brasil e ampliar o contato de especialistas da instituição com profissionais e executivos nacionais."
Durante essa semana, diretores dos processos de admissão da Yale tentarão identificar estudantes que tenham o perfil procurado para a instituição e explicar-lhes sobre os processos de admissão da universidade. Serão abordados tanto jovens que cursam o ensino médio e estão prestes a entrar para a faculdade quanto alunos de graduação interessados em cursar pós-graduação.
Não haverá seleção para bolsas de estudos nesse período, mas os interessados poderão se candidatar à admissão de cursos de graduação e pós-graduação, que concedem bolsas e ajudas de custos. Os candidatos a algum programa de PhD, por exemplo, poderão estudar gratuitamente e receber uma ajuda de custo anual de US$ 20 mil. Já os que visam os cursos de graduação (com custo médio anual de US$ 45 mil, incluindo livros e hospedagem), têm o direito a concorrer a bolsas e a empregos de meio-período dentro da instituição que ajudarão a cobrir os gastos.
Aleixo explica que a Yale busca alunos cujos interesses e experiências demonstrem potencial para liderança e que possuam habilidades em suas áreas, seja na graduação ou na pós-graduação. "Estaremos procurando pelos melhores e mais brilhantes estudantes que o país tem a oferecer. O Brasil tem grande capital humano."
Para avaliar os candidatos, a Yale leva em conta o histórico escolar, a motivação, a curiosidade, a liderança e o interesse dos candidatos, além do domínio da língua inglesa. "A Yale está interessada em formar líderes brasileiros que voltem ao seu país capazes de implementar mudanças."
Os interessados em assistir as palestras e obter mais informações sobre os processos de admissão deverão enviar um e-mail para o endereço bbsmba@bbs.edu.br (no assunto deverá constar "inscrição Yale Week").


Texto Anterior: Paraná: Justiça autoriza que criança se chame Lehgolaz
Próximo Texto: Universidade tem só 29 estudantes brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.