São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo cria grupo contra boato sobre gripe

Oito funcionários do Ministério da Saúde passam o dia em sites desmentindo notícias falsas divulgadas sobre a doença

Assim como o México e os Estados Unidos, Brasil monta uma equipe para divulgar pela internet notas sobre a gripe suína


DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde criou uma equipe de oito pessoas para responder boatos na internet sobre a gripe suína.
Com cinco contratados especialmente para a missão, o grupo vasculha comentários em cerca de 400 blogs e sites, como Orkut e Twitter. Quando percebe informação falsa que possa alarmar outros internautas, os agentes escrevem comentários com dados corretos sobre sintomas, vítimas etc.
O órgão também criou páginas próprias em sites de grande audiência. Em seu perfil "oficial" no Twitter (microblog que publica frases curtas), desmente boatos e divulga notícias.
Com o nome de "msinfluenzaa", esse perfil tem, por enquanto, apenas 93 "seguidores" (internautas cadastrados para receber suas mensagens).
Iniciativas semelhantes foram tomadas no México e nos EUA, países mais afetados pela doença. O Twitter do órgão mexicano está cadastrado como "influenza-ssa"; o americano, como "cdcemergency".
Para ler as notas, não é preciso se cadastrar. Basta digitar "www.twitter.com/" e depois o nome do perfil. A vantagem do cadastro é receber as mensagens assim que são escritas.

No Orkut
O governo também criou perfil no Orkut, com nome de "Ministério da Saúde". Com apenas 21 "amigos" até agora, a página pode ter sua credibilidade prejudicada pela grande incidência de perfis falsos no site.
Colaboram com a possível desconfiança as "comunidades" inusitadas a que o perfil está ligado, como "Walt Disney World" e "Adoro Música". O órgão explica que se cadastrar nelas foi necessário para participar de seus fóruns de discussão e que divulgará o link do perfil em seu site, para que o internauta saiba que é algo "oficial".
O mesmo acontecerá no canal oficial no YouTube ("msgripesuina"), que até ontem contava com apenas um vídeo.
A OMS informou ontem que já foram registrados no mundo 8.829 casos de gripe suína e 74 mortes. A maioria delas aconteceu no México (68). Outras quatro aconteceram nos EUA, que soma 4.714 infectados. O governo norte-americano contabiliza cinco óbitos.
O Brasil registra oito casos, dois deles de transmissão dentro do país. O governo divulgou ontem que há 20 casos suspeitos -no domingo, eram 22.


Texto Anterior: Nova Iguaçu: Prefeito quer vetar caminhão na via Dutra
Próximo Texto: Japão: Brasileira conta que orientação é ficar em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.