São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS decide não elevar o nível de alerta

DA REPORTAGEM LOCAL

Na abertura da Assembleia Mundial da Saúde, que ocorre em Genebra desde ontem, a OMS anunciou a manutenção do nível de alerta 5 para a gripe, de uma escala de 1 a 6. Com essa medida, não foi decretado estado de pandemia -que caracteriza uma epidemia de grandes proporções.
Durante o primeiro dia do evento, a diretora-geral Margaret Chan informou que, como chefe técnica, considerava não haver uma "quase universal vulnerabilidade" para decretar o estado de pandemia.
Vários países, incluindo Reino Unido, China, Japão e Brasil, pediram que os estudos sobre a nova gripe continuassem e não se tomasse uma decisão precipitada que trouxesse pânico à população.
A possibilidade de decretar alerta 6 era considerada em razão da proliferação do vírus em outro continente -o asiático- que não o americano, foco inicial da doença. Em caso de pandemia, há restrições a viagens e comércio.
Chan disse, porém, haver motivos para o mundo se preocupar com uma eventual interação do H1N1 com outros vírus, como o da gripe humana.

Com agências



Texto Anterior: Japão: Brasileira conta que orientação é ficar em casa
Próximo Texto: Pedaço do forro da academia Fórmula despenca e fere aluna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.