São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÍSIO TORMENA (1943-2010)

Um empreendedor do setor de bioenergia

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O coordenador do Fórum Nacional Bioenergético, Anísio Tormena, 67, morreu na manhã de ontem em um acidente na PR-498, entre as cidades de Floraí e Presidente Castelo Branco (noroeste do PR). O fórum reúne 19 Estados produtores de álcool.
Ele estava a caminho de Maringá, onde embarcaria para uma reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), em Brasília.
Tormena presidia a Alcopar (Associação Paranaense dos Produtores de Bioenergia do Paraná), acumulando a função com as presidências dos sindicatos de produtores de álcool, de açúcar e bioenergia do PR desde 1999.
Formado em história, vivia no município de Paraíso do Norte, no noroeste do Paraná, onde possuía propriedade e usina de açúcar e álcool.
Sua trajetória no setor de bioenergia começou em 1982, quando ajudou a fundar a Coopcana (Cooperativa Agrícola Regional dos Produtores de Cana), da qual foi seu primeiro presidente.
Considerado um dos maiores empreendedores paranaenses no setor de bioenergia, Tormena negociava com o governo do Estado a construção de um alcoolduto entre Maringá (420 km de Curitiba) e o porto de Paranaguá (litoral do PR) para facilitar a exportação de álcool.
De acordo com a Polícia Rodoviária do Paraná, o carro que Tormena dirigia bateu contra um barranco.
O empresário deixa mulher e quatro filhos. Seu enterro será realizado na manhã de hoje, em Paraíso do Norte.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Rio-Santos será fechada duas horas por dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.