São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador de PE critica atitude de Serra

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), criticou ontem o ministro da Saúde, José Serra, pela forma como ele anunciou a possível contaminação de pessoas que receberam derivados de sangue entre 97 e 98.
Para Vasconcelos, o ministro foi "precipitado" ao fazer "declarações com estardalhaço de uma questão que poderia ter sido apurada com calma, como convém nesses casos".
O governador acha que Serra "errou" ao criar "uma polêmica" sobre o assunto. Segundo ele, isso "impediu que a população fosse informada adequadamente" e afastou doadores em todo o país, "o que pode levar à perda de muitas vidas".
A denúncia foi feita quinta-feira da semana passada, em Brasília. O ministro disse que até 16 pessoas podem ter contraído Aids e outras 50, hepatite B, por meio da transfusão de sangue ou derivados contaminados.
Os indícios de contaminação foram constatados em 97 e 98, em exames feitos pelo Hemope (Hemocentro de Pernambuco) no plasma fornecido por cinco Estados -Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Pernambuco.



Texto Anterior: Encontro vai discutir soluções
Próximo Texto: Pará desperdiça 34% do sangue devolvido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.