São Paulo, sábado, 19 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo diz que houve falhas técnicas na obra

DA AGÊNCIA FOLHA

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse ontem que interesses eleitorais representaram o pano de fundo para o "erro técnico ou má execução da obra", prováveis causas do acidente na barragem apontadas pelo governo.
Em 2002, ele polarizou a disputa ao governo da Paraíba com Roberto Paulino (PMDB), vice-governador que tentava a reeleição.
Paulino havia assumido o governo no lugar de José Maranhão (PMDB), que se desincompatibilizou e foi eleito senador naquele ano. A obra da barragem foi executada durante a gestão de Maranhão.
"O obra foi inaugurada no primeiro semestre de 2002. É aquela história de fazer a toque de caixa para ser inaugurada logo, por conta de prazo eleitoral", afirmou Cunha Lima. "Toca de todo jeito para poder fazer a festa de inauguração e dá nisso."
O senador Maranhão rebateu a hipótese de que tenha havido erro no projeto da barragem e refutou o caráter político aventado pelo governador.
"Eu posso dizer que não houve erro técnico na construção. O que ocorreu foi uma fatalidade. Não há esse caráter político. A obra demorou de dois a três anos para ser concluída. Nem pode-se dizer que foi feita a toque de caixa, pois nem tínhamos caixa para isso", declarou Maranhão.
A assessoria de imprensa do consórcio responsável pela obra, formado pela Andrade Galvão Engenharia Ltda. e CRE Engenharia Ltda., informou ontem que técnicos das empresas estavam na barragem apurando as causas do vazamento.

Outras obras
Cunha Lima disse que vai determinar inspeções em outras obras do governo estadual inauguradas ao longo de 2002.
"Esse não foi o primeiro problema. Tivemos também problema na [rodovia] PB-008 e numa adutora, entre outros. Eu estou determinando a instauração de uma equipe, com a participação do Ministério Público e do próprio governo federal, para fazer uma avaliação completa dessa obras", disse.


Texto Anterior: Acidente: Barragem rompe e inunda cidades da PB
Próximo Texto: Chuva já matou 104 pessoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.